Alguns cientistas são exímios estudiosos de tolices. Parece que se divertem com isso. Mas essa inteligência advinda da mentira, para mim, é questionável. Entendo que para mentir os processos mentais envolvidos são complexos e isto aplicado à uma criança pode ser surpreendente. Entendo que somos inteligentes quando compreendemos que às vezes uma mentira causa menos mal que uma verdade.
Principalmente quando ela não prejudica ninguém e evita conflitos desnecessários.
Mas há conflitos que são necessários. Há verdades que precisam ser ditas e é neste momento que a mentira está associada à burrice, não à inteligência. Somos burros quando preferimos o caminho mais fácil da mentira. Estimulamos em nós o medo, a insegurança, o sentimento de falta de capacidade, os complexos de inferioridade.
A mentira desagrega nossa personalidade e nos afasta cada vez mais de uma inteireza unificadora. Veja bem, a pessoa que mente perde a coerência e tem que gastar uma enorme energia para lembrar quais foram as versões que ele contou e para quem. Ainda que para isso o cidadão precise utilizar uma inteligência digna de psicopata, muitas vezes. É um esforço que serve apenas à desagregação.
Principalmente quando ela não prejudica ninguém e evita conflitos desnecessários.
Mas há conflitos que são necessários. Há verdades que precisam ser ditas e é neste momento que a mentira está associada à burrice, não à inteligência. Somos burros quando preferimos o caminho mais fácil da mentira. Estimulamos em nós o medo, a insegurança, o sentimento de falta de capacidade, os complexos de inferioridade.
A mentira desagrega nossa personalidade e nos afasta cada vez mais de uma inteireza unificadora. Veja bem, a pessoa que mente perde a coerência e tem que gastar uma enorme energia para lembrar quais foram as versões que ele contou e para quem. Ainda que para isso o cidadão precise utilizar uma inteligência digna de psicopata, muitas vezes. É um esforço que serve apenas à desagregação.
Saber mentir é sinal que somos idiotas, por escolher o caminho fácil da mentira, e que somos mais idiotas ainda quando usamos a nossa inteligências aponto de tentar sustentar a mentira.
Afinal todos mentimos e sempre mentiremos, isso é inevitável, só devemos pensar um pouco antes de sair mentido e pensar nas consequencias que essas mentiras vão ter,porque "toda ação tem uma reação."
Toda mentira quando descoberta tem uma grande repercussão.
Toda mentira quando descoberta tem uma grande repercussão.
"Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia; mas uma meia mentira não será nunca uma meia verdade."

Nenhum comentário:
Postar um comentário